Dicas para o namoro dar certo

No começo do relacionamento, a pessoa costuma ver mais o lado “bom” da outra. Com o convívio, percebe o outro como ele é, com qualidades e dificuldades. A intimidade é importante para o casal conseguir lidar com os “defeitos” e problemas que podem aparecer.

Coisas mal resolvidas de outros relacionamentos podem prejudicar novos relacionamentos. Responsabilizar o outro pela própria insatisfação e infelicidade, desgasta a relação. A capacidade de conversar, escutar a opinião e os sentimentos, permite um relacionamento prazeroso em estar com o outro.

A boa comunicação é a base para um bom relacionamento, para isso é preciso conversas sinceras e sem ofensas. É necessário dizer ao parceiro o que deseja, o que sente, pois ele não terá como descobrir sozinho, lembre-se que ele não tem uma lâmpada mágica. É importante sempre focar o comportamento que não gostou, e não a personalidade da pessoa. Exemplo: quando ele jogar a toalha na cama, deve-se dizer como isso incomoda, em vez de xingar, gritar, dizendo que é “porco”. Isso vai gerar brigas, e provavelmente não solucionará o problema.

Dicas:

  • Buscar preservar alguns momentos sozinhos, ou com amigos é bom. Programa a dois, mantém o casal unido.
  • Não esperar da pessoa aquilo que ela não é.
  • Enfrentar os problemas com humor também ajuda o casal a manter um bom convívio.
  • Problemas não significam uma escolha errada do parceiro.
  • A conversa é a melhor maneira das pessoas se entenderem.
  • Em vez de desistir do relacionamento na primeira dificuldade, deve-se sempre buscar soluções positivas que ofereçam crescimento pessoal para ambos.

O psicólogo ajuda a pessoa entender o que busca no outro, o que realmente ela quer, e a melhor forma de manter um relacionamento bom para si e para quem está com ela.

2 thoughts on “Dicas para o namoro dar certo

  1. Noísa

    Muito interessante essa questão que levanta da comunicação entre o casal! As vezes esperamos que o outro adivinhe nossos desejos e sentimentos e esquecemos da importância dessa comunicação clara para o bom relacionamento do casal!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *