Relacionamentos amorosos têm combinados / acordos. Como conseguir fazer?

Os combinados do casal vão acontecendo com o tempo, são construído pela convivência, conhecendo o “jeito” do outro e do próprio auto-conhecimento.

A pessoa tem que entender:

  • O que sente,
  • Quais são seus desejos e do parceiro,
  • Qual o seu espaço e o espaço do outro.

Refletindo, pode perceber o que é realmente importante para o parceiro e para si. Com isso o casal consegue combinar e fazer acordos respeitando a vontade de cada um. Esses acordos não são feitos por uma pessoa, e sim por duas. Isso significa que em alguns momentos, um ou outro terão que ceder alguma coisa, tentando chegar ao acordo mais próximo daquilo que os dois desejam.

Esses “contratos” vão acontecer sempre, durante toda a relação do casal. Isso faz parte de um relacionamento. Para realmente dar “certo”, o casal tem que andar lado a lado. Se sempre um do casal estiver na frente, sendo a sua vontade a única seguida, invadindo o espaço do outro, vai trazer prejuízo emocional para o parceiro, e para o próprio relacionamento.

Por isso é importante se conhecer bem para saber até onde consegue ceder, respeitando-se e respeitando o outro. Alguns casais não percebem que estão se machucando, não conseguem reconhecer as próprias necessidades e também tem dificuldade de entender o que o outro precisam.

Dicas:

  • Respeitar a si e ao outro,
  • Dividir seus desejos com o outro,
  • Levar em consideração o outro,

Talvez o principal é saber se os planos, objetivos, desejos …. O casal conversou sobre essas questões? É fundamental esse diálogo para chegarem a um acordo. Caso não consigam, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *