Decepção / Expectativa frustrada

  • “Achei que ele me ligaria.”
  • “Ela tinha que perceber que eu estava precisando de ajuda mais do que nunca.”
  • “Eu esperava um aumento depois de tudo que trabalhei.”

As decepções vão acontecer, porque nem tudo o que esperamos do outro vai sair do jeito que queremos. Não tem como controlar, ou fazer com que os outros mudem. Mas talvez a própria pessoa possa perceber que às vezes ela se decepciona e sofre porque espera muito dos outros, mais do que eles poderiam dar.

Às vezes a pessoa não pode dar aquilo que você espera, ela não consegue, e nunca disse que conseguiria ou faria.

Comece a refletir:

  • O que esperava é real e possível?
  • Será que deposito e espero coisas que ela não dá conta emocionalmente?
  • O outro sabe o que espero dele? Você já disse o que queria? Às vezes ele nem sabe, e se você não falar, o outro não tem como descobrir.

Perceber que você também pode e provavelmente já decepcionou alguém, pode ajudar a lidar com as próprias decepções. É normal se decepcionar, como também decepcionar os outrosNão dá p/ sempre acertar.

Entender que as desilusões fazem parte das relações, se preparando para conseguir lidar com isso e “perdoar” os outros. Nem sempre eles vão ser, saber ou fazer aquilo que você quer ou espera. Cada um só pode oferecer aquilo que tem, a maioria das vezes não é por “maldade” ou falta de vontade.

No consultório costumo ajudar a pessoa perceber se ela está cobrando demais dos outros ou se iludindo com as expectativas criadas sobre pessoas que não correspondem àquilo que espera, e por isso anda se decepcionando mais. Refletir como e porque as decepções estão acontecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *