Para mudar os comportamentos / enfrentar os problemas, precisa dar os primeiros passos

Algumas pessoas têm dificuldade para mudar comportamentos e atitudes, para enfrentar suas emoções e problemas. Acham que não vão conseguir ou que não é da personalidade delas. Essa fala já cria barreiras para tentar. A energia necessária já se torna mais “fraca”, porque acha que não vai alcançar seus desejos e metas.

É nesse ponto que deve começar a trabalhar a mente. Deve perceber que para mudar ou enfrentar, tem que começar a fazer o movimento para tentar. Sim, porque antes de conseguir, a pessoa deve querer tentar. Motivação do “Querer” é a primeira coisa a se pensar. Para estar emocionalmente pronto(a) para mudar o comportamento e enfrentar o problema, tem que entender:

  • O seu desejo: o que quer mudar / enfrentar?
  • A razão: por que quer / precisa fazer isso?
  • A necessidade: o quanto isso é importante para você?
  • Pensar no movimento: como fazer / começar a fazer para conseguir?

O comprometimento não é com os outros, mas sim com o próprio “Eu”. O “não conseguir” deve mudar para “eu tenho capacidade para enfrentar / mudar, para melhorar”. Precisa ter coragem de encarar os próprios medos, mesmo que a sensação seja de estar na corda bamba se equilibrando para não cair.

Claro que deve respeitar o seu próprio tempo, possibilitando que a mudança de comportamentos, ou o enfrentamento das emoções, sejam construídos com estabilidade, com bases firmes. A iniciativa deve partir da pessoa.

Sempre digo aos meus pacientes: “o psicólogo busca dar a vara para pescar, mas vai depender de você pescar o peixe”. Quem deve dar os passos para mudar o comportamento / atitudes, ou enfrentar os medos / emoções será a própria pessoa, ninguém pode se responsabilizar e fazer isso por ela.

Quando fica confuso para a pessoa entender e saber o que faz com que as barreiras não deixem de existir, o que está impedindo de conseguir, é indicado buscar o psicólogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *