Saber “curtir” o Hoje X Controlar a ansiedade do desejo futuro

Viver para o futuro gera ansiedade e frustração. Isso acontece porque a pessoa não consegue sentir prazer no “agora”. A expectativa do futuro se torna pesado. Quando ele chega, já é substituído e renovado por mais um outro desejo, que está novamente no futuro.

A expectativa pelo futuro pode tirar o prazer do que a pessoa está vivendo hoje. Ela pode ser tomada e sufocada por sentimentos negativos se não souber administrar o seu “amanhã”. Por isso é importante e necessário saber viver o presente.

Para saber curtir o hoje:

  • Dar um significado maior para o “agora”. Tudo depende dos olhos de quem vê. Você é quem vai direcionar o seu olhar para o que tem de bom no agora. O que tem prestado mais atenção? Que sentimentos tem cultivado ultimamente?
  • É importante dar valor para aquilo que você está batalhando. E não se esqueça de valorizar o que já conseguiu realizar. Deve reconhecer e sentir vitorioso por seu próprio esforço.
  • Os desejos são para trazer energia e motivação, e não se tornarem angústias.

As pessoas estão com dificuldade de aproveitar e até mesmo identificar quais os momentos bons que tiveram durante a semana. É como se estivessem perdendo o paladar para sentir o sabor da vida. Os prazeres estão sendo “atropelados” no mundo moderno. É tudo muito rápido. De repente aquilo que era bom, um dia depois, já não é mais tão legal .

Conflitos emocionais pode levar a pessoa evitar viver o hoje. Quando fica difícil de perceber a angústia ou enfrentar o que está no presente, no dia a dia, é indicado buscar um psicólogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *