Colocar limites / Se você não disser, o outro não vai saber até onde pode ir

Se a pessoa faz ou diz algo que você não gosta, é importante falar para ela o que te incomodou ou invadiu o seus limites. 

Algumas pessoas não  percebem que estão te ferindo.  Elas podem continuar a te magoar ou te invadir porque você não diz o que te machuca e quais são os seus limites.

Conseguir estabelecer limites é bom para você e para quem está ao seu lado, porque normalmente:

  • Quando são estabelecidos os limites, as pessoas refletem mais sobre os seus comportamentos com o outro, tentando melhorar aquilo que não foi “bacana” na relação.
  • Cada um passa a tentar perceber mais os sentimentos de quem está ao seu lado, e mesmo não entendendo muito bem, toma mais cuidado para não passar dos limites.
  • A pessoa começa a te valorizar mais, podendo perceber a importância e a necessidade de respeitar o seu espaço.

Algumas vezes a pessoa não conseguirá entender os seus limites, mesmo você dizendo “do jeito certo” aquilo que “não foi legal”. Mesmo ela não entendendo, é importante manter os seus limites.

É necessário o outro entender que há coisas que você não pode deixar passar e aceitar, pois isso te faz sentir mal, e traz problemas na relação de vocês.

Deve existir os dois lados, em que o seu limite deve respeitar o espaço do outro, assim como o outro precisa respeitar que você tem seus limites, mesmo que ele não os entenda.

É indicado o psicólogo caso a pessoa tenha dificuldade de estabelecer limites.

One thought on “Colocar limites / Se você não disser, o outro não vai saber até onde pode ir

  1. Gabrielle Sousa

    Prezada Dra. Michelli Duje
    Sou uma pessoa que sempre me omiti e muitas das vezes menti para que as outras pessoas me aceitassem e hoje estou tentando parar com isso, mas ainda é difícil, pois tenho medo de magoar as pessoas simplesmente dizendo a verdade e agindo como realmente quero e muita das vezes me machuco por não conseguir ser quem eu quero ser. Sendo assim hoje estou me relacionando com alguém que teve uma infância muito conturbada a mãe vivia largando/devolvendo ele para o pai, não teve um amor de mãe e tudo isso resultou em um homem muito desconfiado e nessa situação vivo tendo que me vigiar pra não despertar desconfiança, mas contudo ele me faz muito bem/feliz. Quero aprender a realmente ser quem desejo com as pessoas. Se possível me dê um caminho por favor.
    Atenciosamente!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *