Do que são “feitas” as boas amizades e bons relacionamentos amorosos? A Importância das trocas

Em qualquer tipo de relacionamento é importante existir trocas e equilíbrio. Isso quer dizer que Um não pode dar pouco e Outro dar demais. Claro que existem “jeitos” de demonstrar carinho, mas a essência do afeto deve ser “recebido” pelas duas pessoas.

É um problema quando uma das pessoas se apaga pela outra. Para uma na amizade ou namoro / casamento saudável, é necessário:

  • Deve existir o respeito. Precisa se respeitar, dar o respeito e exigir que o outro o respeite. Não aceite que te façam sentir inferior ou te desmereçam de alguma forma. O outro não vai te dar valor se você o deixar te mal tratar.
  • É complicado manter um equilíbrio quando a pessoa se doa demais e acha que o outro não precisa se esforçar para cultivar a relação. A troca é fundamental. Vai carinho, volta carinho. Vai atenção, volta atenção. Vai consideração, volta considerarão… Isso é algo que deve se esperar e ter nos relacionamentos. Tanto um, como o outro precisam dedicar tempo, atenção e carinho.
  • Determinar o seu espaço e o espaço do outro, podendo existir a palavra “não” para ambos, como também o querer compreender o ponto de vista e o lado de cada um.

Para que uma amizade ou um namoro / casamento realmente seja “justo”, é importante existir o interesse dos dois lados. Respeitar e lidar com o que o outro gosta, sente, tem dificuldade. Saber admirar e reconhecer as qualidades de cada um. Conseguem aceitar as diferenças. O segredo é permitir que a relação seja completa e rica com os dois temperos. Conseguir sentir os sabores da vida de cada um é o que torna a relação especial e única.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *