Pessoas inflexíveis saem perdendo X Aprender com a vida e com os outros

Algumas pessoas têm dificuldade em perceber que não dão abertura para escutar ou aprender com o que os outros têm a dizer, e não só isso, mas também com os acontecimentos da vida. Pensam:

  • “Não vou mudar, sou feliz assim”.
  • “Tenho a minha opinião, minha personalidade”.

Mas dessa forma, elas acabam perdendo de “ver e entender os sinais” que poderiam melhorar:

  • A sua qualidade de vida
  • O seu próprio autoconhecimento
  • Sentir-se bem consigo
  • A sua relação com os outros e com o mundo.

Com frequência, a pessoa passa a compreender melhor o que acontece ao seu redor e dentro de si, quando está disposta a refletir sobre seus comportamentos, sobre aquilo que acredita, sobre as próprias certezas.

Avaliar suas decisões, levando em consideração coisas que estão além do que “enxerga”, ajuda a aumentar as chances de conseguir “acertar e ser mais sábio”. É assim que consegue perceber que existem outras formas de pensar e de agir.

Claro que muitas vezes não é fácil e nem confortável ouvir o que o outro tem a dizer, mas é importante, porque normalmente é dessa forma que consegue perceber que precisa mudar.  Isso não é de uma hora para outra, é preciso treinar essa escuta. Fazer esse movimento de ampliar a visão ajuda a enfrentar os problemas emocionais que prejudicam a vida no trabalho, nas relações, e também na saúde. Quando fica complicado ser mais flexível, é hora de pensar em buscar o psicólogo.

3 thoughts on “Pessoas inflexíveis saem perdendo X Aprender com a vida e com os outros

  1. tatiane rocha

    Minha psi disse na sessão de hoje que sou uma pessoa inflexível, de novo disse isso! Porque não tenho paciência com as falhas dos outros e porque não consigo variar minha alimentação! Gostaria muito de saber qual exercício posso fazer pra ficar curada! É só me contrariar? Fazer tudo a força? Só em reconhecer isso eu ja estou querendo me policiar, apesar de estar muito triste com essa verdade!!!

    Reply
    1. Psicologa

      Boa tarde Tatiane,

      Que bom que vc está reconhecendo isso… você pode passar a perceber que pode aprender muito com os outros. Não é preciso nem concordar e nem discordar, mas estar aberta para novas percepções, que podem te fazer pensar de uma forma que até então você nunca tinha imaginado.
      Cada pessoa tem o seu jeito, a sua forma de pensar… aprender que as diferenças podem enriquecer a sua forma de olhar o mundo. Não precisa alguém estar errado, existem várias verdades, cada um pode ter a sua verdade de acordo do ângulo que está olhando.
      Você não precisa de alguém te confrontando o tempo todo, não pode se tornar algo aversivo para você… a dica é: tente olhar o mundo através dos olhos de outras pessoas também

      Abraço!

      Psicóloga Michelli Duje

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *