Sensação de abandono

O trauma de abandono pode gerar várias inseguranças na pessoa. Ela pode ficar refém dessa angústia, tentando evitar que  os outros se distanciem dela. A sensação de reviver o abandono a gera muito sofrimento. Algumas situações podem parecer ameaçadoras, como por exemplo:

  • Filhos saem de casa e passam a morar em outro lugar.
  • Alguém que viaja
  • Amigos passeiam  sem a sua companhia.

É importante a pessoa reconhecer suas emoções, o seu medo de ser abandonada, entendendo de que forma isso influencia a sua vida e o seu dia a dia.

Refletir:

  • Será que o meu medo me gera tanta angústia  que qualquer desentendimento com amigos ou afastamento de um familiar me faz acreditar que eles me abandonarão?

É importante perceber que uma “simples” situações do dia a dia a gera grandes conflitos, prejudicando o seu estado emocional. A pessoa precisa cicatrizar suas feridas, conseguindo lidar com a ausência do outro, entendendo que o outro não estar ao seu lado não significa que foi abandonada.

Muitas vezes a pessoa que tem esse medo de ser abandonada tem dificuldade para aceitar a individualidade dos outros.  Isso é complicado já que é necessário  e saudável cada um ter o seu espaço, ter momentos em que está sozinho ou em companhia de com outras pessoas que não ela.

É indicado o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa é dependente dos outros e sente dificuldade de aceitar a individualidade do namorado, amigo ou familiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *