Você tem o direito de expressar seus sentimentos / Dificuldade de falar sobre suas emoções

Algumas pessoas deixam de falar e expressar seus sentimentos. Sentem que o outro vai criticá-la, dizer que é “besteira”, chamar de “chorona” ou “chata”. Por causa disso, passa a “esconder e guardar” suas emoções, o que normalmente traz problemas nos relacionamentos, sintomas emocionais e físicos:boca fechada

  • Dificuldade e conflitos por não dizer ao outro o que deseja, sente, ou não gosta;
  • Desânimo, tristeza, irritabilidade, ansiedade, entre outros sintomas emocionais;
  • Insônia, dores (no corpo, na cabeça, no estômago), baixa imunidade, entre outros sintomas físicos.

É importante a pessoa perceber que o “silêncio” de suas emoções é negativo tanto para si, como para os outros. É preciso se permitir e se sentir no direito de expressar os sentimentos. Isso é a base para uma vida saudável e relações positivas.

Como tudo na vida é necessário o equilíbrio na forma de expressar sentimentos:

  • Dar espaço para o outro também expor e dizer o que sente;
  • Não é porque tem direito de falar sobre suas emoções, que ficará massacrando o outro. O objetivo de falar sobre os sentimentos, é para tornar a vida e as relações melhores.  É importante ser objetivo quando se colocar. Também tem que prestar atenção para não ficar repetindo a mesma coisa, deixando o clima pesado, tornando-se uma companhia negativa.
  • Não permita que o outro desmereça ou deboche dos seus sentimentos. Diga o quanto isso o magoa, de forma firme e não agressiva.

Não é bom chorar em silêncio. Deve estabelecer limites e sinalizar que tem o direito de expressar seus sentimentos. Também é preciso limites para si, para que a pessoa não se transforme na “eterna vítima”.  O segredo é achar o equilíbrio de expressar seus sentimentos, sem transformar em drama. Caso a pessoa tenha dificuldade, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

One thought on “Você tem o direito de expressar seus sentimentos / Dificuldade de falar sobre suas emoções

  1. diana araujo

    oi sou diana eu tenho problema pois no consigo falar o que sinto e quando consigo meu marido nao me escuta eu fico muito triste e com raiva.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *