Dificuldade em reconhecer os próprios sentimentos / Como mudar?

Pessoas que tem dificuldade em reconhecer os próprios sentimentos acabam sofrendo emocionalmente. Para desenvolver o autocontrole e autoconhecimento, primeiro tem que entender o que se passa por “dentro”, acolher os próprias percepções e emoções. 

Para passar a ter um maior autoconhecimento, é interessante fazer alguns exercícios. Uma forma de começar seria escrevendo sobre frustrações, decepções, vontades, interesses, dores, acontecimentos, enfim, as sensações e os sentimentos que a pessoa pode ter e estar com dificuldade em lidar. Por exemplo:meditação

•O que sentiu com determinada situação (quando se irritou, se “fechou”, ficou chateado, triste…)? Por quê? O que o incomodou? O que tem por “detrás “ dessas emoções (lembranças, decepções, baixa auto-estima,…) ?

  • Quais são os sentimentos em relação a mim e aos outros?

O que gosta? O que não gosta?
• Tem dificuldade de dizer “não”? Por quê? (trabalhar formas de estabelecer limites com as pessoas e falar “não”)

Que sentimentos eu provoco nos outros com essa minha postura? Como posso melhorar e mudar isso? (tentar escutar os sentimentos do outro é um passo)

É fundamental a pessoa se comprometer consigo mesma, responsabilizar-se por fazer o movimento para perceber o que está gerando sintomas emocionais (irritação, ansiedade, tristeza, estresse, desânimo, ciúme). Assim pode aprender a lidar com os sentimentos, sentindo-se melhor, refletindo positivamente no seu dia a dia. Essa postura ajuda no amadurecimento emocional, no bom relacionamento com o outro e no sucesso profissional.

Esse movimento pode se tornar difícil para algumas pessoas, sendo importante nesse caso o acompanhamento com o psicólogo.

2 thoughts on “Dificuldade em reconhecer os próprios sentimentos / Como mudar?

  1. Edilson

    Na grade curricular do nosso ensino deveria ser fundamental a prática de autoconhecimento, desde os primeiros anos da escola, através da prática de meditação e yoga, por exemplo.
    Deveria ter disciplinas voltada ao conhecimento interno na mesma medida do conhecimento externo.
    O princípio da educação e seu objetivo estão descompassados, porque se exige que as pessoas entendam o mundo lá fora, sem ter a mínima noção de seu mundo interno.
    A doença maior do mundo é a falta de conhecer-se a si mesmo e por consequencia os seus semelhantes.

    Reply
  2. Pingback: Por que a pessoa luta contra as próprias emoções? / Perigos em “ser” assim | Psicóloga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *