O clima influência o humor? / Formas de lidar com o desânimo em dias frios e chuvosos

O foco que darei ao texto é psicológico, mas vale ressaltar estudos que indicam a importância de tomar sol para produção da vitamina d. Há discussões sobre quanto tempo de sol é necessário e os alimentos que podem ajudar à atingir o nível satisfatório dessa vitamina. A deficiência dessa vitamina pode gerar prejuízos para a saúde. Pesquisas demonstram que a produção da vitamina d previne doenças (consulte o seu médico e nutricionista para avaliação e orientação). O estado de humor é influenciado biologicamente – por exemplo: Países e regiões com dias mais frios e “escuros” (exemplo: Noruega).

               puxando o solAgora falando da questão emocional, a maioria das pessoas associa o calor à vontade e energia de passear, relacionar-se com o outro, festejar e se exercitar. Já no inverno e em dia de chuva, alguns ficam mais em casa, pensativos, não costumam sair muito. (Essas são algumas formas de “encarar” dias de calor e dias de frio / chuvosos).

      A pessoa fica “refém” do tempo para sentir sensação positiva no dia a dia se acreditar que o dia só será proveitoso e bonito com sol. Provavelmente sofre e se frustra muito se a sua memória e “crença” é de que os momentos felizes e importantes de sua vida foram apenas em dias ensolarados.

           A pessoa precisa “quebrar” esse pensamento de que tempos nublados e chuvosos são negativos, e passar a fazer associações positivas:

  • Não crie barreiras ou pensamentos negativos para dias mais frios, nublados ou chuvosos. Com certeza tiveram momentos bons na sua vida nos dias não ensolarados, mas você deve ter os esquecidos (ou não lembra que em alguns momentos felizes estava chovendo).
  • Construa momentos felizes para dias nublados. Busque fazer algo que goste, uma atividade de lazer, exercício físico, ou encontro com amigos.

Às vezes esses dias podem ser “vistos” como mais tristes e de desânimo por outra razão. Por exemplo: Normalmente são dias que a pessoa tem que passar mais tempo consigo mesma, refletindo sobre a sua vida, seus comportamentos, desafios, frustrações. (É necessário e importante fazer essa autoavaliação e reflexão, mas não é preciso fazer isso somente nos dias chuvosos ou frios).

É indicado o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa tem dificuldade para lidar com as mudanças de clima. (transtornos e sintomas de depressão podem se agravar dependendo do significado e importância que a pessoa dá aos dias chuvosos e frios).

5 thoughts on “O clima influência o humor? / Formas de lidar com o desânimo em dias frios e chuvosos

  1. Noísa

    Sinto muita dependência da presença do Sol. Em dias nublados sinto fadiga excessiva e falta de vontade de produzir. Meu humor também é outro. Excelente texto, vou exercitar suas dicas no meu dia a dia!

    Reply
  2. Simone Koubik

    Oi, Michelli, eu fico meio pra baixo neste clima de Curitiba. Não gosto deste clima londrino daqui, se pudesse moraria em um lugar mais quente…bjos Simone

    Reply
  3. Adrieli

    Gostaria de me auto entender, quando tempo nublado, de friosinho, céu escuro ,eu me sinto muito mal por dentro uma angústia, causando vontade de chorar, porque isso acontece, existe explicação para isto?

    Reply
  4. ANA PAULA DE ALMEIDA CERQUEIRA

    Eu amo tempo frio , chuvoso… Não suporto calor , sol forte, tempo abafado. Quanto mais calor mais improdutiva fico. No inverno poucas coisas me irritam. Tenho ânimo melhor até para as tarefas do dia a dia. Fico feliz por nada e sinto que nada pode atrapalhar isso…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *