Namoro à distância pode dar certo?

bagagem coração            Para algumas pessoas o relacionamento à distância pode funcionar, para outras não. Quem é mais inseguro e tem baixa autoestima, terá maior dificuldade para superar a distância do amado.

A primeira coisa a se pensar é como começou a relação:

  • Quando o casal morava na mesma cidade – é importante analisar como eles decidiram se “separar”. Os dois concordaram com isso? Qual foi o motivo? Foi combinado se seria temporário?
  • Iniciou com um longe do outro – é necessário refletir sobre o que achou interessante no outro e levou a começar um relacionamento à distância. Será que enxerga o outro como realmente ele é, com qualidades e defeitos? Se sente mais seguro e mais confortável se relacionando com alguém que está distante? Por quê? Existe alguma dificuldade em “dividir” a vida com alguém que esteja próximo?

De qualquer forma, enquanto o casal estiver distante, é necessário empenho dos dois para “dar certo”. Sem o contato físico e proximidade frequente, o relacionamento pode se tornar mais superficial. Por esse motivo, é interessante que as duas pessoas sejam sinceras uma com o outra, conversando muito, possibilitando que se conheçam melhor e tenham um vinculo emocional maior.

O casal precisa:

  • Ser leve, conversando sobre coisas que os dois gostem, assuntos de interesse comum (a tecnologia hoje é uma grande aliada).
  • Estimular a libido (tanto quando estiverem juntos fisicamente, quanto por meios de comunicação).
  • Programar encontros através de viagens e visitas.
  • Quando estiverem longe um do outro, tentem controlar o ciúme, permitindo que cada um tenha a sua própria vida, podendo passear com amigos (é necessário haver combinados do que ambos acham adequado nessas saídas).
  • É fundamental a verdade, troca e confiança entre o casal. Isso vai ajudar para que sintam seguros, não correndo o risco de idealizarem o outro e nem fantasiarem sobre o que “está rolando”.

A pessoa precisa se perguntar:

  • Será que consigo enxergar o outro como ele realmente é?
  • Qual é minha expectativa? O que espero e quero dessa relação?
  • O namoro está valendo a pena? Quais são minhas necessidades?
  • Estou disposto a me comprometer ou não para tornar o namoro melhor?
  • Existe realmente uma possibilidade de ficar com a pessoa no futuro? Quais são as perspectivas? A distância é temporária ou não?

Será difícil o namoro continuar se não houver planos em incluir o outro no futuro e projetos. No momento que forem ficar juntos, é provável que alguém tenha que ceder para ter a pessoa por perto. Quando chegar essa hora, é importante avaliar o que cada um poderá ceder, e também refletir o que significará abrir mão de algumas coisas e ter o outro por perto. É preciso equilíbrio, os dois terão que se adequar, sem se anular. Os combinados e limites terão que ser feito pelos dois.

Se a pessoa estiver confusa sobre o que deseja ou não, é indicado o acompanhamento psicológico.

8 thoughts on “Namoro à distância pode dar certo?

  1. Elen Jéssica

    Excelente texto.
    Meu namorado e eu nos conhecemos pessoalmente e convivemos durante 7 meses. Ao longo desse tempo vivemos intensamente, ele me apresentou sua família e estávamos juntos a todo instante nos diversos afazeres. Há pouco mais de 1 mês ele precisou se mudar para outro estado por questão de trabalho. Ele é uma pessoa extremamente introspectiva e reservada, e, arrancar coisas dele não é tarefa fácil. Por vezes, sinto que a distância tem interferido mais na nossa comunhão, e muitas vezes sou eu quem tomo a atitude de procurá-lo e estimulá-lo a falar… Quando eu penso que talvez ele esteja desistindo e/ou não tem coragem de por um fim na relação, ele fala e faz coisas que mostram o contrário.

    Reply
  2. luiz gustavo

    Eu tbm gostei muito do texto,estou passando por isso tbm conheci uma garota maravilhosa pela internet e vai fazer 7 meses q conversamos pela internet to louco pra vê-la so q só poderei ir ano q vem e ela tbm.estou aprendendo muito com esse relacionamento as vezes eu sinto q ela sente vontade em desistir,q as vezes ela acha cansativo,mas eu to sempre ali pra dizer EU TO AQUI TÁ .espero vê lá o mas rápido possível ç,não aguento de tanta saudade dela

    Reply
  3. talita keren

    Bom eu também gostei muito do texto,
    Eu e meu namorado nos conhecemos em uma viagem , fui visitá minha prima conheci ele através dela em uma vigília depois de 1 mês da gente conversando pelo celular ele me pediu em namoro , e ta dando super certo hoje jáestamos juntos a 5 meses e a distância não atrapalha amor.

    Reply
  4. Marcio

    Namorei online durante 3 meses num relacionamento intenso (tipo 2 a 3 horas/dia por Whatsapp), nos conhecemos intimamente bem, fizemos amor online, planos de mudança, sempre em clima sincero, romantico e alto astral… MAS, qdo finalmente nos conhecemos ao vivo, a imponderavel quimica acabou nao acontecendo da maneira q esperavamos. De proveitoso mesmo, apenas os 5 dias seguidos de sexo e diversao, ironicamente. Propomos continuar a amizade, mas ainda estamos pois ela ficou mto ressentida com a decepçao, infelizmente, pois gosto dela.

    Reply
  5. Marcio

    So pra complementar, acho q a tal “quimica” q faltou foi uma questao de segurança que sentiamos online, mas nao no real.

    Reply
  6. Gabriele

    AMEI O TEXTO ENTAO CONHECI UM MENINO SUPER GENTE BOA , FOI DO NADA SABE DERREPENTE DO NADA , ELE MORA NA BAHIA E EU EM SP , E ELE JA TINHA NAMORADO A DISTANCIA NAO DEU CERTO , E ELE DECIDIU Q NAO IRIA NAMORAR NUNCA MAIS MAIS AI ME CONHECEU E TUDO MUDOU , AGENTE TEM MUITA FÉ MESMO , ELE PODERÁ VIM ME VER QUANDO DEPOIS DE 1 ANO E MEIO POR CONTA DE PROBLEMAS FAMILIARES , MAIS AGENTE TEM FÉ MUITA MESMO ELE DEU A PALAVRA DELE SABE , E EU TO TODA CONFUSA PQ TENHO MEDO DE NAO DER CEERTO PQ PRA MIM ISSO É NOVO NÉ , ELE FALO QUE TEM MEDO DE PERDE O CONTATO CMG E TALS , MAIS EU QUERO MUITO ISSO SABE QUERO VER ELE ABRAÇAR E ETC EU ESTOU APAIXONADA E SEGUNDO ELE , ELE TABEM ESTÁ , EU TENHO MEDO DE NAK ACONTECER ESTOU CONFUSA

    Reply
    1. Michelli Duje Post author

      Boa tarde Gabriele,

      É natural ficar ansiosa e confusa… você diz que só iram se conhecer depois de um ano e meio…
      Mas a quanto tempo vocês tem conversado? Perceba se você está criando muitas expectativas antes do tempo… será que você está esperando dessa relação algo que tenha que esperar de si mesma?
      Leia esses textos, acredito que pode te ajudar:
      http://michelliduje.com.br/2015/08/01/sera-que-sou-uma-pessoa-que-depende-dos-outros-caracteristicas-da-dependencia-emocional-e-dicas-para-se-tornar-mais-segura-emocionalmente/

      http://michelliduje.com.br/2014/09/11/qual-e-o-problema-em-buscar-a-pessoa-perfeita-dificuldades-emocionais/

      http://michelliduje.com.br/2012/11/12/ansiedade-angustia-x-nao-viva-preso-no-e-se/

      Abraço!
      Psicóloga Michelli Duje

      Abraço!
      Psicóloga Michelli Duje

      Reply
  7. Paula

    Namoro a 7 meses mas terei que ir morar em outra cidade para fazer faculdade, meu namorado é muito inseguro, eu peço a deus que tudo de certo, mas meu coração está destruído.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *