“Eu não consigo sentir nada” / Sensação de vazio

             Ter a impressão de que “nada” traz prazer é  sinal de alerta. Nem sempre a pessoa percebe que ela está com sentimentos “vazios”, até o momento em que ela reflete:coração congelado

  • O que me traz satisfação? Quais atividades são a “paixão” na minha?
  • Quais são as minhas vontades ou interesses?
  • Consigo me sentir feliz em algum momento do dia?

A dificuldade em responder essas perguntas pode significar que existam bloqueios relacionados à própria vida, ao próprio “eu”, e por isso mesmo fique mais complicado pensar sobre aquilo que desperte desejos. É como se a pessoa não se permitisse ser feliz, criando obstáculos para a superação, sabotando a possibilidade das coisas melhorarem.

Essas questões podem levar à:

  • Sentir-se dominada ou abandonada pelo outro
  • Dificuldade em se colocar nas situações, por receio de se indispor com o outro
  • Se anular, não se permitir
  • Sensação de vazio, “eu não consigo sentir nada”

Entender quais os motivos disso acontecer é o passo para o autoconhecimento e para o enfrentamento das feridas emocionais. É o início para a retomada da própria vida, recuperando o sabor e gosto por estar vivo. Olhar para si faz parte do processo de superação, e a partir daí surgem as mudanças, a postura de se tornar assertiva, dando oportunidade para sentir a felicidade. Nem sempre a pessoa consegue isso sozinha, sendo muitas vezes necessário o acompanhamento com o psicólogo.

5 thoughts on ““Eu não consigo sentir nada” / Sensação de vazio

  1. Elineide

    Eu sempre precisei procurar um psicológico exatamente por esses fatores, mas sempre tive receio e tenho até hoje, quero, mas não consigo ir em busca de uma conversa com um e não sei o que fazer.

    Reply
    1. Tomate

      Gente, procurem um profissional, como um psicólogo, psiquiatra, ou alguém que pratique meditação também pode ajudar. Se você não consegue definir o que tem, procure alguém que o ajude. A resposta não vai aparecer numa carta debaixo da sua porta, assim, tão fácil…

      Muito além de descobrir e assumir que você tem um problema, você precisa pensar logo positivo e tentar mudar essa situação. Penso isso bem alto, para mim mesmo…

      Reply
  2. luana gabriella

    EU SOU UMA CRIANÇA E JÁ SINTO ESSE VAZIO NÃO SEI O QUE FAZER EU NÃO SINTO FELICIDADE SINTO TRISTEZA ,SEMPRE INSATISFEITA EU PRECISO DE MUITA AJUDA

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *