“não sinto vontade de fazer as coisas” / Formas de vencer o desânimo e ter disposição para a vida

Man wearing eyeglassesAlgumas pessoas se sentem “perdidas”, sem vontade de “fazer suas coisas” ou “fazer algo na vida”. Acreditam que suas vidas não têm sentido, que são incapazes ou que não são “boas o suficiente”.

É importante investimento e dedicação (nas relações pessoais, na saúde física e emocional, ter momentos de lazer, criar projetos na carreira, …). A pessoa que espera a vontade “aparecer” para então criar projetos em sua vida, pode ficar desanimada, deixando a “vida passar”.

Às vezes a pessoa acredita que um dia sua vontade “aparecerá” como num passe de mágica, mas isso é pouco provável. É difícil sentir disposição para fazer as coisas sem antes descobrir quais são os seus interesses. Para isso é preciso “experimentar”, começando a provar aquilo que possa se tornar um interesse algum dia:

  • Selecionar “coisas” que possam se tornar um desejo ou interesse
  • Planejar e traçar metas sobre esses possíveis interesses
  • “Fazer a coisa acontecer” (ter ação)
  • Dar continuidade àquilo que se propôs.

A vontade e a motivação costumam vir junto com a sensação de bem estar, com a expectativa de se sentir “completo”, com o comprometimento e objetivo de viver a vida. Mas mesmo assim não é sempre que as pessoas sentem disposição para as coisas, não por isso elas abandonam os seus interesses ou abandonam a elas mesmas. Por exemplo:

  • Mesmo sentindo preguiça em alguns momentos, a pessoa pratica atividades físicas.
  • Nem sempre a pessoa quer levantar todos os dias de manhã da cama para trabalhar (mesmo gostando da profissão), mas ela “liga no automático” e simplesmente “vai”.

É “muito bom” ter perspectivas e sonhos, mas isso só é possível se a pessoa souber o que ela quer. O autoconhecimento e o esforço são necessários para se sentir estimulada. É fundamental criar objetivos e “correr” atrás deles para então sentir a Vontade.

Quando a pessoa não consegue fazer isso, é importante o acompanhamento com o psicólogo. O psicólogo auxilia a pessoa entender sobre si, sobre as suas necessidades, sobre os seus interesses, ajudando  superar os conflitos emocionais e traça objetivos para o seu bem estar.

13 thoughts on ““não sinto vontade de fazer as coisas” / Formas de vencer o desânimo e ter disposição para a vida

  1. Marcos Díaz

    Oi, tenho 18 anos e acho a vida meio inútil. As vezes fico 3 a 4 dias deitado, Esperando o dia passar, também não me alimento direito,me sinto pesado e fraco ( por não me alimenta) e isso só me estimula a fica na cama. Não sei o que fazer… :0

    Reply
    1. Psicologa

      Marcos,

      Tudo indica que você está com sintomas de depressão. Nesse caso é necessário passar por uma avaliação psiquiátrica e um acompanhamento com o psicólogo.

      Atenciosamente,

      Psicóloga Michelli Duje

      Reply
    1. Naiane F.

      Olá, tenho 16 anos, estou no último ano do ensino médio, em um bom relacionamento e cercada de pessoas queridas e bastante animadas porém sinto que não consigo acompanhar o ritmo delas. Todos bastante felizes e animados e eu só na vontade de deitar na minha cama e não sair mais sabe?
      Embora esse seja meu último ano na escola e tals (tão desejado) eu não me sinto feliz muito menos animada para isso, aliais para nada. Eu tento mudar a situação e tals mas bate um desanimo e a vontade de ficar na minha cama fala mais alto. Eu não sei mais o que fazer, as vezes da vontade de fazer alguma loucura…

      Reply
      1. Michelli Duje Post author

        Naiane,

        Desde de quando isso está acontecendo? Será que aconteceu algo que pode estar colaborando para esse desânimo estar acontecendo?
        Converse com alguém próximo, alguém que você confia, peça ajuda… Você pode ir em universidades de psicologia e fazer acompanhamento por valores bemmmm acessíveis… faça uma avaliação para entender melhor o que está acontecendo

        Abraço!
        Psicóloga Michelli Duje

        Reply
  2. josinei de souza

    Tenho 24 anos Eu mim sinto assim a muinto tempo não tenho vontade de vive nem sair pra lugar nenhum mim sinto inferior a todos as fezes mim sinto ater um pouco feliz mais as vezes mim sinto muinto triste muinto tou muinto magro tá difícil .

    Reply
    1. Michelli Duje Post author

      Boa tarde Josinei,

      Pelo que você diz, você tem se colocado muito para baixo, a autoestima não está boa não é mesmo?!
      É interessante iniciar um tratamento psicológico para entender o que tem desencadeado esses pensamentos negativos sobre você. (caso tenha dificuldade financeira, você pode ir a faculdades que oferecem curso de psicologia. O custo do atendimento psicológico costuma ser bem acessível, conforme a renda da pessoa… varia entre 5 a 10 reais)
      leia esses textos, acredito que possa te ajudar:
      http://michelliduje.com.br/2017/01/17/voce-e-o-seu-amigo-ou-o-seu-inimigo-aprenda-a-se-valorizar/

      http://michelliduje.com.br/2015/08/16/me-sinto-inferior-perto-de-algumas-pessoas-formas-de-se-superar/

      http://michelliduje.com.br/2016/08/27/como-superar-barreiras-da-vida-e-encontrar-a-cura-emocional-dicas-para-a-vida/

      http://michelliduje.com.br/2014/04/28/2026/

      Abraço!
      Psicóloga Michelli Duje

      Reply
  3. Vector

    Estou com depressão porque FUI, SOU SEMPRE trocado pelo bonitão, gostosão, galã de novela, carinhoso, charmoso, romântico, “inteligente”, “educado”, engraçado, simpático, sarado com músculos, tatuagens, carro, motocicleta, jet-ski, “gentil”, “cavalheiro” e com muito dinheiro . . . E assim, só me aparece rodada, usada, descartada e encalhada com vários filhos dos outros pra outros cuidarem . . . E assim, contudo, todavia, par, per, por perante . . . EU QUEM VOU PAGAR pelos ERROS DELAS ? ! ? ! ? . . .

    Reply
  4. Samia karla

    Monto minhas metas, faço tudo com determinação. Mas com menos de uma semana vem algo que me tira o chão e volto pro mesmo buraco. Moro com meus pais mas me sinto na casa de estranhos sinto que estou sempre incomodando e olha que tenho so 16 anos. Sinto uma carencia uma solidao mt grande, pois nao tenho a amizade de ninguém. Ninguém sabe o que passo nos momemtos em q deito, aquela vontade de ficar ali pra sempre. Todos os dias tenho pensamentos suicidas, e como seria melhor p mim e todos a minha volta se eu n existisse. Moro numa cidade mt pequena, onde n confio em ninguém, e nem encontro psicologos.

    Reply
  5. Joao firmo

    Ando bastante desanimado, mas acredito que a causa principal do meu caso é “idade demais”. Estou com 74 anos e tenho receio de pegar uma dessas doenças que so atacam idosos ou um AVC. Sinto-me ja com “pé na cova” e isso me dar esse desânimo.

    Reply
  6. Helena

    A vida e uma constante luta e as vezes e mais facil desistir.Mas temos que lutar ja que estamos em um combate vamos lutar mesmo que não vençamos mas desistir jamais .Tenho passado por depressão a nem sei quantos anos,e as vezes quando estou descansando tranquilamente do nada sou assaaltada por um sentimento tenebroso que leva a crer que não a saida.Dai me levanto vou para academia ou fazer alguma coisa em casa mesmo que nunca fiz somente para me distrair e só assim consigo pular mais um abismo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *