Por que algumas pessoas não alcançam o sucesso? / Formas de superar as inseguranças

sucesso-fracasso-valorO pensamento pode ser aliado ou inimigo, pode trazer segurança ou insegurança. Pensamentos como “não consigo” se tornam barreiras para a pessoa conquistar o que deseja, pois ela já coloca na cabeça que “a coisa” não dará certo. Dessa forma, quando for fazer algo, já irá com o sentimento de fracasso, levando a cometer possíveis erros, a sabotar aquilo que ela está tentando.

O sentimento de insegurança, o medo “errar”, costuma provocar a auto cobrança e auto punição, a sensação de ser incapaz. As lembranças são das tentativas que não deram certo, das próprias dificuldades, dos resultados ruins.

É importante aproveitar aquilo que não deu certo, compreender os comportamentos e caminhos que não trouxeram bons resultados, tentar de formas diferentes e assim melhorar. Os sentimentos negativos e frustrações devem ser “jogados” fora depois dessa aprendizagem.

É fundamental saber valorizar as tentativas (mesmo aquelas que não tiveram êxito) e as conquistas (aquilo que deu certo). Se a pessoa não souber reconhecer os seus esforços e suas vitórias, ela também não conseguirá se sentir segura para lutar por seus interesses.

Para conseguir se sentir mais fortalecido, é interessante:

  • Perceber quando os pensamentos negativos são desencadeados, refletindo em que contextos eles “aparecem” e o motivo
  • Depois de entender a origem desses pensamentos negativos, é interessante cortá-los e substituir por pensamento que ajudem a sentir segurança e confiança
  • Treinar a mente para as conquistas, visualizar acertos, ter pensamentos positivos (mas também realistas)
  • Lidar com as frustrações – É importante fazer o melhor de si, mas nem sempre será possível conquistar aquilo que deseja. Caso isso aconteça, tente outra coisa.

A pessoa tem que reconhecer que ela tem o controle de si, tem o poder sobre seus pensamentos, suas ações e decisões.

Sentir-se fortalecida, merecedora de “coisas boas” e confiante, aumenta a probabilidade da pessoa alcançar seus objetivos, com ações e comportamentos que pode resultar na vitoria. Quando a pessoa não consegue lidar com suas inseguranças e pensamentos, é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *