“sou indeciso” / Por que as pessoas não conseguem fazer escolhas?

Algumas pessoas são indecisas, precisam que os outros aprovem suas escolhas ou que até mesmo tomem decisão por elas. A dificuldade em tomar decisão pode trazer problemas, levar a pessoa “abrir mão” de suas vontades, daquilo que no fundo ela deseja. Isso pode acontecer por vários motivos:homem-indeciso

  • Sente insegura ou incapaz de escolher o que é bom para si mesma. Aprendeu a esperar que os outros tomem decisão ou aprovem suas escolhas.
  • Segue o que os outros falam e pensam, como se a opinião deles valessem mais que sua vontade. Acostumada com os outros dizendo o que deve ou não fazer / sentir.
  • Não se permitiu dar voz aos seus desejos, não conhece e nem reconhece o que quer ou sente. Calou os próprios interesses, quem no fundo ela é.

A pessoa sente impotência porque fica dependente da aprovação dos outros (família, amigos próximos, namorado…). É comum o sentimento de culpa quando pensa em fazer algo diferente do que disseram. Ela acredita que não tem o direito de ir contra o que programaram, porque isso significaria decepcionar os outros.

Refém do seu próprio silêncio, não consegue dizer “não”. A pessoa pode ficar confusa, sem saber se foi ela quem fez as escolhas, ou se foram os outros. Ficar assustada em tomar suas próprias decisões, com dificuldade em ser independente e ter autonomia. Ter medo em assumir responsabilidades sobre suas próprias escolhas.

A pessoa não percebe que essa indecisão e falta de autonomia destrói sua essência, suas motivações, decepcionando a si mesma o tempo todo. Não assumir as rédeas da própria vida pode gerar muitos conflitos emocionais (angústias, sentimento de inferioridade, tristeza, desânimo,…), trazendo cada vez mais prejuízos em sua vida.

É importante refletir:

  • Por que será que sou indeciso? Em quais situações eu fico mais confuso e inseguro para tomar decisão?
  • Tenho dificuldade em estabelecer limites até onde o outro pode interferir na minha vida?
  • Consigo fazer minhas escolhas sem precisar que o outro me aprove?

Quando essas questões citadas acima acontecem e as perguntas ficam confusas, é importante o acompanhamento com o psicólogo, para a pessoa lidar e superar suas inseguranças, conhecendo-se melhor e se fortalecendo emocionalmente.

2 thoughts on ““sou indeciso” / Por que as pessoas não conseguem fazer escolhas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *