“sou indeciso” / Por que as pessoas não conseguem fazer escolhas?

Algumas pessoas são indecisas, precisam que os outros aprovem suas escolhas ou que até mesmo tomem decisão por elas. A dificuldade em tomar decisão pode trazer problemas, levar a pessoa “abrir mão” de suas vontades, daquilo que no fundo ela deseja. Isso pode acontecer por vários motivos:homem-indeciso

  • Sente insegura ou incapaz de escolher o que é bom para si mesma. Aprendeu a esperar que os outros tomem decisão ou aprovem suas escolhas.
  • Segue o que os outros falam e pensam, como se a opinião deles valessem mais que sua vontade. Acostumada com os outros dizendo o que deve ou não fazer / sentir.
  • Não se permitiu dar voz aos seus desejos, não conhece e nem reconhece o que quer ou sente. Calou os próprios interesses, quem no fundo ela é.

A pessoa sente impotência porque fica dependente da aprovação dos outros (família, amigos próximos, namorado…). É comum o sentimento de culpa quando pensa em fazer algo diferente do que disseram. Ela acredita que não tem o direito de ir contra o que programaram, porque isso significaria decepcionar os outros.

Refém do seu próprio silêncio, não consegue dizer “não”. A pessoa pode ficar confusa, sem saber se foi ela quem fez as escolhas, ou se foram os outros. Ficar assustada em tomar suas próprias decisões, com dificuldade em ser independente e ter autonomia. Ter medo em assumir responsabilidades sobre suas próprias escolhas.

A pessoa não percebe que essa indecisão e falta de autonomia destrói sua essência, suas motivações, decepcionando a si mesma o tempo todo. Não assumir as rédeas da própria vida pode gerar muitos conflitos emocionais (angústias, sentimento de inferioridade, tristeza, desânimo,…), trazendo cada vez mais prejuízos em sua vida.

É importante refletir:

  • Por que será que sou indeciso? Em quais situações eu fico mais confuso e inseguro para tomar decisão?
  • Tenho dificuldade em estabelecer limites até onde o outro pode interferir na minha vida?
  • Consigo fazer minhas escolhas sem precisar que o outro me aprove?

Quando essas questões citadas acima acontecem e as perguntas ficam confusas, é importante o acompanhamento com o psicólogo, para a pessoa lidar e superar suas inseguranças, conhecendo-se melhor e se fortalecendo emocionalmente.

13 thoughts on ““sou indeciso” / Por que as pessoas não conseguem fazer escolhas?

  1. Alessandra

    Minha indecisão me fez ser uma pessoa muito ansiosa , e comecei a namorar agr pouco , antes eu estava mt apaixonada , mas quando ele finalmente me pediu em namoro e as coisas ficaram sérias, eu comecei a ter dúvidas ( minha indecisão agindo ) não sei oq quero pra mim , e oq as pessoas pensam dele passou a me afetar, pesquiso na Internet sobre o amor e só tem lugar dizendo que se vc tem dúvida vc não ama ( mas e pra uma pessoa indecisa é a mesma coisa ? ) tem horas que eu quero , tem horas que tenho medo , ele me faz muito bem e me ama de mais , me ajudou nos meus piores momentos, e ele sabe muito bem como me fazer sorrir, ele é meu primeiro namorado e quando estamos juntos parecemos duas crianças e ele é mt romântico cmg, mas tb me zoa pra caraca e eu tb fico zoando ele , mas dei espaço na minha cabeça pro q as pessoas pensam dele , escutei gente me falando que ele era mt feio pra mim , que é mt infantil e bobo , e o pior essas dúvidas viraram minha por escutar oq as pessoas falam dele , pq ele é do tipo que não se importa com q os outros dizem , então zoam bastante ele e isso acabou me afetando

    Reply
    1. Laura

      Olha, eu te entendo. Antes mesmo do meu namorado me pedir em namoro , quando as coisas estavam ficando sérias, eu já me questionava, pelos mesmos motivos que você, e além, por medo da mudança, de eu tomar a decisão errada e alguém se magoar no final. Mas eu deixei rolar e pensei “oq tiver que ser, será”. Estamos juntos hj há mais de dois anos, no começo tinha minhas dúvidas sim, ficava apreensiva, mas depois… o relacionamento vai se modificando e se fortalecendo. Se vocês se dão tão bem quanto vc diz, se vocês se divertem, não dê tanta importancia as suas duvidas (ainda mais pq vc sabe que é indecisa), deixe rolar, se for para não dar certo uma hora vc saberá com certeza. Espero ter ajudado, bj de luz!

      Reply
  2. Tainara

    A dificuldade para tomar decisões, até mesmo simples afeta e muito, principalmente o dia a dia. A sensação é de não possuir pernas para seguir o próprio caminho. O ruim também quando as pessoas ao seu redor pensam que é uma grande besteira. 🙁

    Reply
  3. Regina

    Tenho dificuldade de procurar emprego fico pensando sera que consigo fazer o certo? Sera que não vou fazer feio. Então desisto e espero uma oportunidade de me chamarem para trabalhar em lugares que ja conheço. Isso me deixa confusa, triste, magoada. Todos pensam vc não é capaz e eu me deu por vencida e desisto me sinto incapaz de fazer qualquer coisa isso é horrível…

    Reply
  4. Raely

    Sou indecisa e tenho preocupação quantona isso mudo de opiniao muito facil e ao meamo tempo as vezes qro voltar atras nao seio o pq disso mas as vezes nao me encontro em muita coisa mas sei q tomar decisoes e necessario e o medo disso me deixa insegura

    Reply
  5. Anônima

    Eu não consigo me decidir com nada. E se for aquilo? E se for isso? É melhor não fazer nada… Ex: tinha comprado um notebook pra mim online ( na vdd meu tio q fez a compra) passei noites em claro pq não sabia se tinha feito certo, será que iria funcionar? Será que é msm bom? E de antes, da minha super vontade de ter um, eu cancelei o pedido que tinha feito, por causa da minha indecisão, insegurança. Eu simplesmente não consigo encarar as coisas quando mudam, queria que tudo fosse sempre do mesmo jeitinho, sem problemas, complicações, escolhas… Eu choro todo dia de manhã por um motivo diferente, simplesmente não
    consigo aguentar…

    Reply
  6. Alyne

    Sou completamente indecisa insegura sogro muito com isso…desde sempre penso mais nos outros … tipo oque eles vai pensar de mim…e qualquer decisão que preciso tomar antes de tudo ligo pro meus pais pq se pena o que se eu não tiver aprovação deles vou quebrar a cara..Tenho dificuldade de escolher sapato roupa….e sempre acabo escolhendo o errado… isso atrapalha muito minha vida…

    Reply
  7. El Tall

    Você! Você mesmo que está lendo isso. DECIDA-SE! NÃO IMPORTA COMO! MAS DECIDA-SE!

    Escolha por vendar e o que olhar primeiro ser o que deve escolher, ou por sorteio, ou o que vier primeiro em sua cabeça, mas… ESCOLHA!

    Pare de sobreviver! Escolher faz parte da vida. E lutamos tanto, no passado, por liberdade. Agora que a temos, podemos usá-la! Não desperdice isso! Jamais! Pare agora mesmo de procrastinar essa decisão.

    VÁ VIVER! VOCÊ MERECE! VOCÊ MERECE! E você saberá que pelo menos tentou, e que tomou as rédeas da sua vida. Isso é o que importa!

    FE-LI-CI-DA-DES!
    Mas lembre-se:
    Chegou a hora. E a partir de agora você escolhe DECIDIR!!!

    Reply
  8. EDUARDO

    Gostei muito das informações. Quero acrescentar que alem de tudo que foi falado, quando tomamos uma decisão que não seja agradável a alguém do nosso convívio, nos sentimos frustrados e muitas vezes achamos que aquela pessoa deixou de ser nosso amigo e não mais irá estar ao nosso lado quando viermos a precisar.

    Estas decisões não precisam ser grandes, as vezes as mais simples como uma roupa que colocamos se não tiver a aprovação a quem perguntamos ficamos chateados e irritados.

    É horrível viver com medo de ser criticado, ainda mais quando levamos uma vida “certinha” e cometemos algo que vai de encontro aos nossos valores morais.

    Eduardo

    Reply
  9. EDUARDO

    Continuando o meu comentário, quero dizer que as pessoas se aproveitam dessa sua indecisão para obter favores muitas vezes escusos, porque sabe que você não irá dizer não.

    Por medo de perder a amizade, medo de ser mal interpretado, de receber críticas entre outras.

    Muito cuidado pois você pode até achar que a vida não vale a pena e tentar o suicídio.

    Falo isso porque muitas vezes já passou pela minha cabeça.

    Nenhuma pessoa é melhor que você.
    Seja firme nas suas decisões e não tenha medo de ser julgado.

    Algumas religiões já fazem isso! não precisa que mais ninguém o faça.

    Um abraço.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *