Por que os animais de estimação podem ser tão importantes nas vidas de algumas pessoas? / Lidando com as feridas emocionais

O animal de estimação pode ser grande companheiro e aliado no bem estar emocional. Pode ajudar quem sente solidão, estimulando a interação, e muitas vezes a superar a dificuldade de toque, aproximação e carinho.

O animal de estimação pode favorecer a pessoa:melhor amigo animal de estimação

  • Descontrair, extravasar e relaxar, deixando em alguns momentos as preocupações de lado
  • Baixar o nível de ansiedade
  • Ao brincar e se divertir com o animal, é possível melhorar o humor, aumentando a produção de substâncias benéficas para o corpo (serotonina e dopamina)

A pessoa pode desenvolver maior autoconfiança ao lado do seu “amiguinho”, enfrentando melhor a sua timidez. Normalmente, ela se sente mais a vontade ao lado do animal, livre das pressões sociais, porque não há julgamentos ou cobranças, não se sente pressionada e nem criticada.

Os animais aceitam a pessoa por inteiro, sem questionar riquezas ou aparência física, sendo um dos motivos que leva a pessoa se sentir mais segura. Sente-se amada e sente que o amigo é leal.

O animal pode ter papel muito importante na saúde emocional do ser humano, ajudando a enfrentar e superar muitas feridas emocionais. Mas essa relação depende da personalidade da pessoa e a interação que ela terá com o animal: é preciso se sentir confortável na presença do bichinho.

Apesar dos inúmeros benefícios, é sinal de alerta quando a pessoa se relaciona apenas com os animais, criando restrições ao convívio com outros humanos. Nesses casos, é fundamental avaliação psiquiátrica e acompanhamento com o psicólogo.

One thought on “Por que os animais de estimação podem ser tão importantes nas vidas de algumas pessoas? / Lidando com as feridas emocionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *