Como manter a chama do casal acesa? / Não se esqueça de ser interessante para o seu companheiro (a)

Casal-se-olhandoNo começo da relação, o casal costuma pensar muito em como se tornar atraente e conquistar o olhar do companheiro. Normalmente, depois de um tempo juntos, esses pensamentos deixam de ter tanta força quanto no início da relação. As pessoas se sentem mais a vontade ao lado do outro. Esse comportamento pode ser:

  •  Positivo: o casal aumenta a intimidade, sente-se mais seguro e confiante na relação. Talvez eles mudem a forma de se dedicar um ao outro, mas não perdem o interesse em ser atraente ao parceiro (atraente não só fisicamente, mas atraente também no comportamento, no companheirismo,…).
  • Negativo: as pessoas se acomodam, esquecendo a importância de se dedicar e querer ser interessante para o companheiro.

É essencial: relembrar o quanto é bom desejar o olhar do outro; estar aberto para se envolver e se encantar pelo seu parceiro; pensar nas qualidades do companheiro; ter vontade de se interessar por aquilo que é importante para ele (planos e opiniões). A relação é renovada quando a pessoa se preocupa com a própria imagem, busca se dedicar ao companheiro, sendo carinhosa , escutando, namorando o parceiro. Isso aumenta o vínculo e envolvimento entre o casal, podendo manter a chama acesa, preservando a autoestima do casal com essa união.

É interessante os dois despertarem interesse. Mas o principal é a própria pessoa despertar interesse em si mesma. Lembrar o que ela tem a oferecer, em como ela pode ser interessante e atraente para si e para o seu companheiro.

Ser interessante não significa passar por cima da própria personalidade ou dos valores. A individualidade, o respeito e os limites precisam existir. É necessário o equilíbrio, em que haja espaço nessa relação para os dois. Também é importante a troca entre o casal, em que os dois se dediquem a relação, cada um do seu jeito (as pessoas são diferentes).

 É relevante a pessoa refletir:

  • Será que olho positivamente o meu namorado / esposa? Presto atenção nas qualidades dele (a)?
  • Reservo um tempinho na minha agenda para escutar e conversar com ele (a)? Nós compartilhamos nossos interesses, prazeres, incômodos do dia?
  • Tento me sentir bonito (a) e interessante para ele (a)? Ou acaba relaxando, não me arrumando, não ligando muito para o que ele pensa ou a forma como ele me vê?
  • Tenho a preocupação em ser educado (a), respeitoso (a) e carinhoso (a) com ele (a)?

Haverá momentos da vida em que o casal estará mais cansado, menos disposto ou com mais problemas. Oscilações são normais, não existe relação sempre feliz, ou relação 100%. Mas a postura positiva ajudará o casal enfrentar os desafios da relação e os períodos difíceis.

Quando houver muitas mágoas e grandes conflitos entre o casal, será mais difícil o companheiro (a) se tornar interessante. Se nesse momento o casal não conseguir resgatar o comportamento positivo, é importante o acompanhamento com o psicólogo.

One thought on “Como manter a chama do casal acesa? / Não se esqueça de ser interessante para o seu companheiro (a)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *