Problemas em tentar ser herói / Diferença entre: Ajudar X Salvar

Algumas pessoas costumam ajudar os outros. Sentem-se bem dessa forma. Isso pode ser muito saudável, além de ser algo muito bacana e importante para a sociedade. Realmente fazer o bem traz satisfação pessoal. Mas é importante o equilíbrio. Não respeitar os próprios limites pode trazer muitos problemas, e também pode ser sinal de alguma dificuldade emocional.

Existe diferença entre querer ajudar e querer “salvar” o outro:

  • Ajudar – a pessoa colabora dentro de suas próprias possibilidades. Sabe até onde pode ir, respeitando os próprios limites. Dá espaço para o outro ser agente da própria mudança, para ele se sentir capaz de resolver os próprios problemas. 
  • Salvarse responsabilizar pelo bem estar e felicidade do outro. Acaba assumindo os problemas dele, sentindo-se na obrigação de ser “herói”. Sobrecarrega-se. A situação piora quando percebe que não tem controle sobre o sofrimento do outro. Surge sensação de culpa e frustração.

Geralmente a pessoa que busca alguém para ajudar, cuidar ou salvar, acredita que sua vida só terá sentindo se for “herói”. Sem perceber, se aproxima de pessoas que estão com grandes problemas. Também costuma se envolver intensamente em projetos sociais. Abre mão da própria vida, de seu próprio bem estar. 

Essa necessidade de ser “útil” consome e prejudica a sua saúde física e emocional. Muitas vezes esse comportamento revela que na verdade é o “herói” quem precisa ser “salvo”. Muitas vezes ele não quer olhar para as suas emoções, então se volta para os sentimentos e necessidades dos outros.

É interessante refletir:spider2

  • Será que tenho todo esse poder?
  • Eu aceito que nem sempre poderei ajudar as pessoas? Aceito que muitas vezes é ela quem precisará fazer algo para se ajudar? E se ela não quiser a minha ajuda, consigo suportar isso?
  • O que me leva querer ajudar os outros? O que busco com isso? Será que preciso me sentir necessário e útil? Preciso mostrar que sou capaz?
  • Consigo olhar para dentro, para o meu próprio sofrimento emocional e as minhas necessidades?

Cada um tem a sua própria história, em que existem sofrimentos e superações. Não é saudável a tentativa de assumir todas as dores dos outros, esquecendo-se de si mesmo. É importante o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa prejudica a sua vida pessoal e profissional com essa necessidade de ser herói.

 

One thought on “Problemas em tentar ser herói / Diferença entre: Ajudar X Salvar

  1. Letícia

    Nossa, adorei seu blog! Estou me identificando demais, especialmente com essa postagem… Sinal de que é hora de rever algumas prioridades.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *