Algumas amizades tem prazo de validade? / Motivos que levam amizades a acabarem

Cada amizade tem a sua particularidade. Existem aquelas amizades para sair e comemorar momentos. Tem aquelas que são mais próximas em determinadas épocas e fases de vida (por exemplo: amigos de faculdade). Tem ainda aquelas amizades de infância… enfim, existem vários tipos de amizades.

É natural que aconteçam distanciamento de algumas amizades em diferentes fases e mudanças de vida. Por exemplo:amizades

  • Transição da infância para adolescência, ou adolescência para vida adulta;
  • A chegada dos filhos;
  • Mudanças de trabalho ou de cidade;
  • Novas experiências na vida, levando a novas reflexões, reformulando formas de ver o mundo e a vida…

Existem momentos na vida em que acontecem mudanças. Nesses momentos é natural que algumas pessoas que fizeram parte da vida do outro, depois de alguns acontecimentos, fiquem um pouco mais distantes. Isso normalmente acontece porque as pessoas deixaram de ter afinidades ou ritmo de vida em comum. O rumo e as “necessidades” da vida de cada um passam a ser diferentes.

As pessoas podem continuar amigas, mas os interesses e as afinidades se tornem diferentes. Dessa forma, possivelmente a frequência que irão se encontrar será menor do que era no início da amizade. Respeitar as diferenças e as transições da vida de cada um faz parte da amizade.

As decepções também podem entrar no motivo desse distanciamento. Às vezes a relação estava “desgastada”: não havia mais intimidade para dizer o que incomodava; havia falta de respeito ou invasão de espaço; ou ainda porque os interesses, formas de pensar e agir ficaram muito diferentes, criando desconforto entre as pessoas.

Nem sempre as pessoas vão concordar ou pensar de forma parecida. Os amigos não têm que compartilhar das mesmas ideias ou sentimentos. É importante preservar  a individualidade de cada um. Mas o respeito entre os amigos é fundamental. 

É preciso reavaliar a amizade quando existe agressão ou tensão. Nem sempre bons amigos do passado, serão bons amigos no presente. Se a pessoas sente que a amizade foi muito boa em outra época, mas que agora não tem mais espaço para essa relação, talvez seja a hora de refletir se esse distanciamento não precisa ser permanente.

Quando a pessoa não sabe se a amizade está fazendo mais mal do que bem, ou então quando ela não consegue superar o distanciamento de um amigo, é interessante buscar o acompanhamento com o psicólogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *