Sou casada / namoro uma pessoa mimada, e agora? / Características dos mimados e perfil de quem se relaciona com pessoas “birrentas”

É natural às vezes o adulto ficar irritado ou chateado quando acontecem situações que o aborrece. Pode ter momentos em que não consiga pensar ou agir da melhor forma possível após desentendimentos. Mas depois do “descontrole”, a pessoa pode reavaliar os seus comportamentos, entendendo o que aconteceu e o que talvez precise melhorar, considerando as próprias necessidades e as necessidades dos outros, abrindo espaço para o diálogo e o entendimento.piti casal

Já a pessoa mimada normalmente tem dificuldade de lidar com críticas e limites, sofre por nem sempre as coisas serem do jeito que ela gostaria, sente-se ofendida por pouca coisa, e por esse motivo muitas vezes se coloca como vítima. Não admite e não se responsabiliza pelos seus próprios comportamentos negativos, diz que o outro que está errado e provocou. Assim, muitas vezes ignora os sentimentos e necessidades dos outros, tentando controlar e conduzir a situação. Quando os seus pedidos não são atendidos, pode ter atitudes parecidas com de uma criança, em que faz birra (briga, grita, faz ameaças) e bico (fica dias sem conversar, com a cara amarrada), esperando que o outro ceda e se renda ao que quer.

Muitas vezes quem convive com o manhoso alimenta e sustenta esse comportamento. Ou seja, a pessoa “dá corda” para as birras e o bico do mimado. Isso pode acontecer porque ela tem medo de ser vista como uma pessoa ruim, ou ainda porque tem medo de perder o amor e a atenção do outro ao dizer “não”.

Por esse motivo é importante a pessoa que se relaciona com “mimados” refletir: 

  • Por que aceito esses comportamentos?
  • Até onde o outro pode ir? Quais são os meus limites?
  • Quais são as minhas necessidades?

 

Quem deixa o outro sempre “mandar” tem a sensação de perder a própria identidade. Por isso é preciso investir mais em si, tirar o foco do outro e passar a focar mais em si mesmo, naquilo que a faz bem. Deve se conhecer e saber quais são as suas próprias vontades. Também é interessante perceber que ajudará o outro ao dizer “não”. A vida é cheia de “nãos”, ele precisará aprender a lidar com eles, isso o ajudará se tornar mais tolerante, com maior autoconhecimento, convivendo melhor em sociedade, compreendendo melhor as perdas naturais da vida.

É fundamental o acompanhamento com o psicólogo quando a pessoa não consegue encontrar o equilíbrio entre as próprias necessidades e as necessidades do parceiro, quando não consegue estabelecer limites com o seu companheiro, prejudicando-se e sofrendo com a situação.

4 thoughts on “Sou casada / namoro uma pessoa mimada, e agora? / Características dos mimados e perfil de quem se relaciona com pessoas “birrentas”

  1. lisa faria

    Ola. Namoro ha tres anos um rapaz assim. Tivemos inumeras discussoes. Sempre por motivos que ao meu ver sao desnecessarios. Agora foi por conta de jantar que fizemos juntos. Foi tudo maravilhoso. Durante o preparo da carne fiz uma brincadeira dizendo que podia ser carne de cavalo,,, brincando,, Ele ficou sismado e mal comeu a carne. Perguntei se motivo foi a brinacdeira. Pra que… Ele comecou a colocar toda a carne no prato e disse que agora ia comer tudo… Fiquei calada, Mas ele ficou perguntando o que foi porque eu estav olhando ele fazer a cena. Nao resisti e chamei ele de infantil. Ele sai emburrado, pegou as coisas e foi embora. Me deletou de todos os contatos e ate agora nao me procurou.
    Eu estou me cansando disso. Eu sempre tento contorna as coisas, vou atras e tudo mais… So que estive pensando se vai ser assim a vida toda. Nao posso muda-lo, mas confesso que estou exausta. Gosto muito dele, mas nao vejo saida.

    Reply
    1. Laura

      Estou em uma situação como a da Lisa Faria aí em cima. Namoro a 6 meses mas nós já estamos juntos a mais de um ano. Ele quer as coisas sempre do jeito dele e se eu expresso alguma coisa com a qual eu não estou satisfeita ele toma como ofensa e sua resposta é sempre que se não estou satisfeita que eu procure outra pessoa.
      Eu sofro bastante com isso, amo ele demais. Tenho a esperança que ele mude, mas estou desanimando e sofrendo porque não quero terminar. Mas é difícil quando só um tenha e o outro trata como opção.

      Reply
    2. Pati

      Eu acho que vcs se imporem será a saída… se não der resultado, aí só resta… Pq se alguém não por um ponto final nisso a relação vai desgastar e acabar de qualquer maneira!!!

      Reply
  2. Vanessa

    eu namoro e tenho varios amigos, e estao me dizendo que sou mto mimada, como faco pra nao ser assim, vejo que tenho todos os sintomas, e isso esta me prejudicando.. me ajude por favor.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *