Descubra como encontrar a SUA felicidade / O que é preciso fazer para ser feliz?

A resposta de como encontrar a SUA felicidade vai depender de várias questões, mas existe uma forma da pessoa criar oportunidade para tornar a sua vida mais prazerosa e muito mais próxima do que chamam “ser feliz”. Para começar, é importante refletir:achando a felicidade

  • O que te faz sentir bem de forma saudável?
  • Quais são os seus desejos e expectativas? O que espera da sua vida?

É preciso pensar o que pode ser interessante, prazeroso e importante para si. Mas não adianta ficar só contemplando ou imaginando, tem que “correr atrás” da felicidade. É necessário experimentar para descobrir o que traz motivação para viver. Tem que partir para a ação. Às vezes a pessoa sabe do que gosta, mas não se esforça para proporcionar momentos de alegria ou de bem estar.

Quanto mais possibilidades tiver para sentir prazer, mais chance terá de ficar satisfeita com a sua vida. E quanto mais variedade de bons amigos, atividades de lazer e motivações tiver, mais próximo da felicidade a pessoa estará.

Perceba:

  • Quantas coisas você sabe que te faz sorrir (por exemplo: estar com bons amigos batendo papo; praticar atividade física, dança, pintura; tocar algum instrumento musical, ler livros que te emocionam ou despertam o seu interesse; sentir-se motivado pelo seu trabalho…)?
  • Você cria oportunidades para viver esses momentos? Com que frequência você “pratica” aquilo que te traz satisfação e te deixa contente?

A pessoa não precisa fazer algo extraordinário, não precisa ter uma vida excepcional, viver altas emoções para ser feliz. É possível encontrar a felicidade em coisas aparentemente simples e “pequenas”, tais como: estar com a família e amigos; passear no parque; desempenhar o seu trabalho com prazer; ir ao cinema; dar vazão ao seu lado artístico…

É possível fazer muitas coisas que lhe tragam alegria sem precisar de alguém ao seu lado. Costuma ser um grande problema quando acredita que são os outros (filhos, amigos, marido, esposa, …) que dão sentido para sua vida. Dessa forma, fica muito dependente do estado de humor, da companhia e da vontade deles. Assim, será complicado a pessoa se aceitar e se amar, curtir a vida. Não será fácil ela se sentir feliz por suas próprias conquistas e virtudes…  Por isso é fundamental o equilíbrio, em que saiba conviver consigo e com os outros.

É indicado o acompanhamento com o psicólogo caso a pessoa tenha dificuldade de descobrir o que lhe traz felicidade, ou então, caso ela saiba e se sinta infeliz.

2 thoughts on “Descubra como encontrar a SUA felicidade / O que é preciso fazer para ser feliz?

  1. Jussara

    Olá meu nome e Jussara tenho 17 anos , minha vida amorosa está um desastre mais por coisas que eu fiz, assim que eu comecei a ficar com meu namorado eu ficava com um garoto ai  e ele sabia e conhecia esse garoto mais eu prometi pra ele que eu nunca mais ia ficar com esse garoto que teve um dia que ele me chamou pra conversa eu acabei indo pq quando eu ficava com esse menino ele vacilou feio cmg ai quando ele me chamou pra conversa me pediu desculpas e tals ai eu desculpei ele mais so que acabou que ele me pediu um beijo e eu acabei dando pq eu ainda sentia algo por ele mais quando eu fui fala isso pro meu namorado elê não gosto disso mais eu disse que só ia conversa mais não disse o que tinha acontecido que foi o beijo e o próprio garoto que eu saia conto pra ele , ele me deu uma segunda chance vê ai depois sai ele nunca mais confio em mim e tambem não e só isso que atrapalhou o nosso relacionamento . Ele tem 21 anos eu tenho 17 então a uma grande diferença de tempo vivido e ele e tímido mais não do grito que eu sou sempre que a gente briga e por motivo meu e eu tenho muito medo que ele me traía por conta do ocorrido do passado , eu também sou muito ciumenta e eu não posso ver ele conversando com uma amiga no Whatsapp que eu ja acho que ele quer marca pra sair e etc mais eu não consigo amadurecer não consigo fala nada pra ele em momentos de conflitos eu não sei pq eu travo minha timidez atrapalha muito e ele não intende isso eu sou tímida de mais e pra acaba com isso e muito difícil muuuuito  mesmo eu não consigo amadurecer isso e outra coisa difícil também pq o que eu acho que é que o amadurecimento vem com o tempo mas se a gente mudar antes e melhor mais e difícil ainda mais quando ninguém apoia , ele já sofre muito com a perda do pai e da mãe e eu não consigo mudar e acabo fazendo ele sofrer também agora ele mudou e eu que vou sofrer por conta de tudo que eu fiz com ele mais com a ajuda de vcs eu vou consegui pq eu precuso muito de um apoio de vcs por favor me deem dicas que me ajudará nessa OBG …

    Reply
    1. Michelli Duje Post author

      Boa tarde Jussara,

      Pelo que você diz existe bastante insegurança da sua parte e da parte dele. Os dois decidiram continuar juntos, e talvez vocês precisem focar nisso. É importante cada um entender quais são os medos e as inseguranças que vocês têm, e também entender que um não pode fazer pelo outro, o que pode é dar apoio, e também ter atitudes e comportamentos que passem segurança um para o outro. Isso não significa autorizar o outro a mexer nas suas coisas ou você mexer na dele, invadir o espaço ou privar de ter outros amigos… quando isso acontece é a autoestima baixa “falando”.
      Leia esses textos, pode te ajudar:
      http://michelliduje.com.br/2013/01/07/auto-estima-perceber-as-proprias-qualidades/

      http://michelliduje.com.br/2014/02/03/perdoo-ou-nao-perdoo-infidelidade-traicao-no-meu-relacionamento-amoroso/

      http://michelliduje.com.br/2015/04/22/problemas-em-tentar-ser-heroi-diferenca-entre-ajudar-x-salvar/

      Abraço!
      Psicóloga Michelli Duje

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *