Por que alguns casais ficam no vai e vem? / Superar os conflitos ou terminar a relação de vez

Numa relação amorosa, o casal precisa buscar resolver os conflitos para se fortalecerem e criarem maior intimidade, união e cumplicidade. O casal que se separa e volta várias vezes ficam paralisados nesse vai e vem, deixando de aprender a lidar com os problemas, tendo dificuldade para construírem uma relação mais saudável. Eles precisam entender o que tem gerado essas crises:vai e vem das relações

  • O que acontece que desencadeia essas separações e retomadas da relação? São em determinadas épocas ou situações? Essas idas e vindas tem qual a motivo / qual objetivo?
  • Será que ocorre quando o casal passa a fazer planos? Quando a relação se torna mais séria? De alguma forma essa ruptura serve para evitar novos combinados ou compromissos?
  • Essas separações são para evitar agressões ou enfrentamento de problemas? Existe muita dificuldade em lidarem com os conflitos?
  • O que tem de “bom” para quererem continuar e retomarem a relação? Qual a motivação de cada um?

Essas idas e vindas podem ocorrer por vários motivos, como por exemplo:

  • O que rompe age de forma impulsiva, termina sem pensar e sem refletir sobre a decisão (é comum em casais mais jovens).
  • Por disputa de poder ou por vingança se separam (mas na verdade não queriam a separação).
  • Terminam por dificuldade na comunicação ou por uma situação de estresse como conflito no trabalho, doença, criação dos filhos.
  • A pessoa se sente invadida ao dividir a sua vida com o companheiro. Ela acredita que perderá a sua independência e individualidade (é paradoxal, pois ela deseja estar com o parceiro, mas tem medo de perder sua identidade).

É fundamental trazer para a consciência essas questões, pois elas podem ser o ponto de partida para poderem resolver os conflitos e conseguirem superar as dificuldades, ou então para entenderem que não vale a pena continuar insistindo na relação, terminando de uma forma menos agressiva e dolorosa.

Para algumas pessoas é difícil terminar um relacionamento porque: tem medo da solidão; querem alguém para preencher “o seu vazio”; sentem fracassadas por acreditarem que para ser felizes ou bem sucedidas precisam estar com o “status” de casadas ou namorando; há aqueles que se assustam com mudanças e não querem reavaliar a sua vida.

Faz parte da relação ter altos e baixos… mas se toda vez que ocorrer situações difíceis o casal se separar e depois voltar, dessa forma eles terão grande dificuldade para superarem os problemas. É necessário aprenderem a enfrentar os obstáculos juntos, para retomarem a confiança na relação. Até para se separarem de fato é significativo essas reflexões, é preciso que a pessoa reflita e tenha tempo para processar e amadurecer a ideia de que “acabou”.

É interessante perceberem o que já tentaram para resolverem os conflitos, o que deu certo e o que não deu certo. O casal precisa estar disposto a focarem nas soluções, libertando-se das magoas e medos para darem chance ao entendimento ou ao fim da relação. Quando não conseguem isso sozinhos, é importante o acompanhamento com o psicólogo.

5 thoughts on “Por que alguns casais ficam no vai e vem? / Superar os conflitos ou terminar a relação de vez

  1. geilzasilva

    Meu namorado terminou comigo num estralo de dedo so que eu ligo o ele ,ele fala que so que ficar agora , nao quer mais compromisso mais do que ele asves fala uma coisa que ele quer e nao da o braço a torcer mas tem uma ex atras dele ,eu gosto dele mas o que fazer com situação dessa? Será que ele não que nada msm ou esta me fazendo o teste pq ele alega que eu brinquei com ele eu machuquei ele so eu um dia menti o ele que iria acompanhar meu pai no hospital mas na vdd eu ia no ginecologista nao queria que ele fossr comigo , mas depois falei o ele e pedi desculpa mostrei os exame ele insista dizendo que eu estava com outro diz ele que esfriou comigo com isso o que eu faço me ajuda

    Reply
    1. Michelli Duje Post author

      Bom dia Geilza,

      A situação que você diz não é motivo de afastamento… parece que ele deixou claro que não quer mais um relacionamento com você… Entendo que é difícil receber um não de alguém que se ama. Mas não é possível amar pelos dois, e não é saudável ir atrás de alguém que não faz o movimento de ir em busca de você…. antes de tudo é preciso se valorizar, se amar, será que você consegue fazer isso? caso não consiga, talvez essa seja uma questão que precise trabalhar: suas inseguranças, medos, reconhecimento de qualidades, limites e de se aceitar e se gostar…. o acompanhamento com o psicólogo pode ajudar tanto para o termino do relacionamento, quanto para a autoestima.
      Leia também esses textos, acredito que possa te ajudar:
      http://michelliduje.com.br/2012/08/20/o-relacionamento-acabou-e-agora-reestruturar-o-dia-a-dia/

      http://michelliduje.com.br/2013/01/07/auto-estima-perceber-as-proprias-qualidades/

      http://michelliduje.com.br/2014/05/05/relacionamentos-amorosos-destrutivos-por-que-e-como-eu-deixei-chegar-a-esse-ponto/

      Abraço!
      psicóloga Michelli Duje

      Reply
  2. Cássia

    Bom dia Michelli!
    Encontrei seu blog hoje e confesso que já li muitas coisas.
    Estou passando por situações PÉSSIMAS ultimamente é isso também no namoro. Estou fazendo acompanhamento psicológico para me ajudar a trabalhar as várias questões (auto estima, insegurança, ansiedade, depressão…) e também para ajudar na questão do namoro.
    Namoro há 9 meses, mas estou num vai e vem com meu namorado há 2 anos. Ele saiu de um relacionamento longo (7 anos) e fazia só 5 meses que ele tinha terminado. Ele disse que eles terminaram mas continuavam amigos mas que não queriam mais nada um com outro (apesar de ter me falado que, em um dos nossos rompimentos, eles ficaram). A ex dele SEMPRE foi um problema para mim porque me deixa super insegura: pelo tempo de namoro, pela amizade que ficou e também pelo fato deles serem vizinhos…
    Em maio desse ano vi uma mensagem dela e fiquei mal, briguei com meu namorado e pedi para ele se afastar dela e ele disse que assim o fez. Continuamos o namoro…
    Depois de um tempo peguei outras mensagens dos dois, mas não havia nada demais na conversa, mas fiquei extremamente chateada por ele ter mentido para mim. Acabei terminando o namoro e depois de 3 semanas retomamos. Só que agora eu não estou conseguindo confiar/perdoar é isso está me fazendo sofrer demais porque eu amo demais ele e sei que ele também sente o mesmo. Quando rompemos ele fcou bem abatido e mais magro do que já era e eu tbm fiquei da mesma forma.
    Ele disse que me ama mas não quer mais me fazer sofrer e estamos tentando fazer dar certo, mas eu desconfio de tudo e as vezes discutimos por causa da minha insegurança e desconfiança…
    Da última vez ele estava meio quieto (mas também pq ele tem depressão) e sumiu uma hora no WhatsApp. Eu havia saído e liguei pra ele para conversar e perguntei o que ele tinha e ele disse apenas que estava chateado e triste. Perguntei se ele queria conversar e ele disse que não. Perguntei se era alguma coisa comigo e ele disse que não. Íamos viajar com uns amigos meus no fds e perguntei se ele iria e ele disse que não sabia (não na verdade) dai eu falei: parece que você não quer fazer nada comigo (exagerei ele sempre faz tudo que quero), e que essa instabilidade me faz mal pq eu já estou mal. Ele ficou quieto…
    Depois fiz 2 perguntei se ele gostava de mim e ele disse que sim. Perguntei se ele ainda queria ficar comigo e ele: acho que sim… dai eu falei: acho? E ele: não sei…
    Aquilo acabou comigo, falei boa noite e desliguei. Ficamos 2 dias sem nos falarmos e ontem mandei msg com coração e ele respondeu tbm com coração. Perguntei se ele tava bem e ele disse que não e que não está dormindo bem esses dias. Pedi desculpas e me coloquei à disposição caso ele precise conversar e/ou deixá-lo em paz para ele ficar bem. Hoje não nos falamos e isso me deixa arrasada. Eu sinto falta dele, me sinto mal por não ver e nem falar com ele e agora pela duvida que ele tem de querer ou não ficar comigo. Estou muito triste e fico o tempo todo esperando o celular tocar com uma msg dele…
    Me ajude, não quero terminar tudo e nem perdê-lo. Quero resolver tudo e voltar a ficar bem com ele como no comecinho do namoro…

    Reply
    1. Michelli Duje Post author

      Bom dia Cassia,

      Você não foi clara se ocorreu traição ou não… mas de qualquer forma é interessante refletir como está a sua autoestima. Também perceber o que você espera dessa relação, e se ele também espera o mesmo….
      Leia esses textos, pode te ajudar:
      http://michelliduje.com.br/2014/02/03/perdoo-ou-nao-perdoo-infidelidade-traicao-no-meu-relacionamento-amoroso/

      http://michelliduje.com.br/2013/05/20/como-acabar-com-as-brigas-no-relacionamento-amoroso/

      http://michelliduje.com.br/2014/06/16/sufoca-o-outro-sempre-querendo-ele-ao-seu-lado-sobrecarrega-o-companheiro-com-seus-pedidos/

      http://michelliduje.com.br/2014/01/20/o-que-acontece-com-pessoa-que-guarda-magoas-do-seu-companheiro-namorado-marido-formas-de-superar-as-magoas-entre-o-casal/

      Abraço!

      Psicóloga Michelli Duje

      Reply
  3. Mestre dos Uísques

    Gata…vc tem que confiar nele,e ele em vc, e se algum dia, vc pegar ele no flagra,aí vc decide se termina,se acaba,se perdoa
    Se paga na mesma moeda,se amadurece,se cresce,se arruma outro,e larga ele…são milhoes de opçoes,depende da sua personalidade,mas vou logo dizendo,todo mundo traí,e todo mundo é traído,seja no amor,na guerra,ou na política…abraços querida.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *